terça-feira, 8 de setembro de 2020

 



                     
FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES


A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior às crianças/alunos.

A formação foi realizada pela coordenadora da educação Infantil do Munícipio de Medianeira Rosane Faganello com a temática “Contribuições Da Psicologia Histórico-Cultural E Da Pedagogia Histórico-Crítica Para O Ensino Na Educação Infantil”.

O texto abaixo é a colaboração de todas as professoras e auxiliares de turmas que atuam no CMEI Mundo Mágico. 


 

A educação infantil inicia com a chegada do bebê na instituição CMEI Mundo Mágico, onde o professor por meio do seu trabalho promove as interações e brincadeiras de forma planejada e intencional, visando o desenvolvimento da criança/aluno.

 Ensinando de forma sistematizada o processo de interação e aprimorando criatividade humana, onde as brincadeiras e as interações são indissociáveis do processo educacional.

As brincadeiras contribuem no desenvolvimento de forma decisiva, pois, através do brincar a criança realiza a leitura de mundo e aprende a lidar com ele, diante disso é necessário um planejamento constante do professor aliando teoria e prática para a efetivação do ensino e da aprendizagem.

O professor deve conhecer a criança, sua realidade social e a periodização de seu desenvolvimento do ponto de vista histórico e cultural. A atividade intencional passa neste sentido exercitar alto índice do psiquismo da criatividade do professor no planejamento de suas ações mediadoras e na criança o desenvolvimento e formação do psiquismo formando conceitos por meio das sensações, percepções, imaginação, pensamento, linguagem, memória, emoções e sentimentos. Sendo assim, a atividade intencional consiste no ato de produzir em cada indivíduo a humanização.

Um corpo docente qualificado contribui significativamente na promoção do ensino e da aprendizagem da criança/aluno levando -ô apropriar-se dos conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e transforma-lo conforme a necessidade.

                                         Autor: Direção, coordenação, professoras e auxiliares