FORMAÇÃO CONTÍNUADA DE PROFESSORES
A formação continuada de professores tem sido entendida hoje como um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Ela é realizada após a formação inicial e tem como objetivo assegurar um ensino de qualidade cada vez maior às crianças/alunos.
A formação foi realizada pela coordenadora da educação Infantil do Munícipio de Medianeira Rosane Faganello com a temática “Contribuições Da Psicologia Histórico-Cultural E Da Pedagogia Histórico-Crítica Para O Ensino Na Educação Infantil”.
O texto abaixo é a colaboração de todas as professoras e auxiliares de turmas que atuam no CMEI Mundo Mágico.
A educação infantil inicia com a chegada do bebê na instituição CMEI
Mundo Mágico, onde o professor por meio do seu trabalho promove as interações
e brincadeiras de forma planejada e intencional, visando o desenvolvimento da
criança/aluno. Ensinando de forma
sistematizada o processo de interação e aprimorando criatividade humana, onde
as brincadeiras e as interações são indissociáveis do processo educacional. As brincadeiras contribuem no desenvolvimento de forma decisiva, pois,
através do brincar a criança realiza a leitura de mundo e aprende a lidar com
ele, diante disso é necessário um planejamento constante do professor aliando
teoria e prática para a efetivação do ensino e da aprendizagem. O professor deve conhecer a criança, sua realidade social e a periodização
de seu desenvolvimento do ponto de vista histórico e cultural. A atividade
intencional passa neste sentido exercitar alto índice do psiquismo da
criatividade do professor no planejamento de suas ações mediadoras e na
criança o desenvolvimento e formação do psiquismo formando conceitos por meio
das sensações, percepções, imaginação, pensamento, linguagem, memória,
emoções e sentimentos. Sendo assim, a atividade intencional consiste no ato
de produzir em cada indivíduo a humanização. Um corpo docente qualificado contribui significativamente na promoção
do ensino e da aprendizagem da criança/aluno levando -ô apropriar-se dos
conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade e transforma-lo
conforme a necessidade. Autor: Direção,
coordenação, professoras e auxiliares |