quarta-feira, 24 de março de 2021

MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI

 

 SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 06/2020 TEREMOS ALGUMAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI.       

A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos de vida, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde.

Seguem abaixo os 12 passos para alimentação saudável para crianças pequenas. Estes cuidados e muitos outros serão seguidos dentro do CMEI enquanto seu filho está na escola, porém é muito importante que a família dê continuidade a eles em casa também.

       1)      Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses.

2)      Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno a partir dos 6 meses (procure orientações nas consultas mensais do seu bebê no posto de saúde mais próximo de sua casa)

3)      Oferecer água própria para consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

4)      Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite. Não bater no liquidificador.

5)      Não oferecer açúcar nas preparações ou produtos que contenham açúcar para as crianças pequenas.

              6)      Não oferecer alimentos ultra processados para as crianças (ex.: refrigerantes, refrescos, salgadinhos tipo chips, bebida láctea, achocolatado, chocolates, hambúrguer, biscoitos e bolachas recheadas, maionese, margarina.

             7)      Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família (sem excesso de gordura, sal e temperos).

             8)      Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família.

             9)      Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição.

   10)    Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família.

   11)    Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa.

           12)  Proteger a criança da publicidade de alimentos. As propagandas de alimentos industrializados servem, na maioria das vezes, apenas para vender produtos e não para informar se o seu consumo frequente causará danos à saúde dos seus filhos.

    A nutricionista, a coordenadora de alimentação escolar, as merendeiras, a direção e todos os demais profissionais de educação do CMEI estão à disposição para tirar dúvidas a respeito da alimentação escolar que seus filhos estarão recebendo durante o período que estiverem no CMEI.



                                                                                         Estela Holz – Nutricionista CRN 3699

                                                                      8ª.  Região Responsável Técnica pelo PNAE de Medianeira