sexta-feira, 29 de outubro de 2021
Brincar é uma importante forma de comunicação, por meio da brincadeira a criança pode reproduzir o seu cotidiano.
O ato de brincar possibilita que o processo de aprendizagem da criança se desenvolva de forma prazerosa, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o ensino e a aprendizagem.
sexta-feira, 3 de setembro de 2021
APRENDIZAGEM
E PANDEMIA
Ø A Educação Infantil, primeira etapa da
Educação Básica, é reconhecida como independente em relação aos anos
subsequentes e tem por objetivo proporcionar vivências e experiências
significativas na vida das crianças. Sua finalidade é o desenvolvimento
integral da criança, alicerçado em práticas que a conceba como protagonista
dos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trabalho este que
acontece a partir da BNCC (campos de experiências), do Currículo, do plano de
ensino com conteúdos e objetivos que visam promover o ensino e a aprendizagem
significativa pelo qual norteamos nosso trabalho na educação infantil. Ø A família é responsável pelo processo de
amadurecimento psíquico e proporciona uma sustentação necessária à formação humana. |
fotos enviadas pelos pais
quarta-feira, 26 de maio de 2021
segunda-feira, 26 de abril de 2021
quinta-feira, 1 de abril de 2021
A ESCOLA TEM UM PAPEL SOCIAL QUE VAI MUITO ALÉM DO ENSINAR, É POR ISSO QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA É ESSENCIAL, SOBRETUDO EM TEMPO DE PANDEMIA.
SABEMOS QUE A ESCOLA E A FAMÍLIA DESEMPENHAM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA E SÃO RESPONSAVÉIS PELA CONSTRUÇÃO DA PESSOA HUMANA EM VÁRIOS ÂMBITOS. NESSE CONTEXTO É PRIMORDIAL A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA REALIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES/BRINCADEIRAS ENVIADAS PARA CASA NAS ATIVIDADES REMOTAS.
Que a alegria da páscoa invada seu coração e daqueles que você ama, irradiando luz para iluminar o mundo. Amor para que tudo ao nosso redor fique mais bonito e mais fácil. Saúde para sua família e para este mundo. Que o Espírito do renascimento caia sobre nós e nos renove por dentro, nos tornando pessoas melhores, mais iluminadas e cheias de amor.
FELIZ PÁSCOA
CMEI MUNDO MÁGICO 2021
quarta-feira, 24 de março de 2021
SEMANA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA
SEMANA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA
A teoria é vista não somente como necessária para refletir sobre novas possibilidades de acesso ao conhecimento, mas também como instrumento para analisar a própria prática. Sem uma formação teórica constante e consistente, fica difícil compreender as questões que norteiam a vida escolar. A formação continuada deve ter a escola como espaço de reflexão, permitindo, assim, articular melhor as condições de trabalho e tempo dos professores É no cotidiano da escola que propostas de mudança devem ser levantadas, discutidas e concretizadas, garantindo um grupo formativo que promova a tomada de consciência para a construção da escola democrática (SAVIANI, 2000).
MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI
SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 06/2020 TEREMOS ALGUMAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI.
A
alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida,
especialmente nos primeiros anos de vida, que são decisivos para o
crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a
manutenção da saúde.
Seguem abaixo os 12 passos para alimentação saudável para crianças pequenas. Estes cuidados e muitos outros serão seguidos dentro do CMEI enquanto seu filho está na escola, porém é muito importante que a família dê continuidade a eles em casa também.
1) Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses.
2) Oferecer
alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno a
partir dos 6 meses (procure orientações nas consultas mensais do seu
bebê no posto de saúde mais próximo de sua casa)
3) Oferecer água própria para consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.
4) Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite. Não bater no liquidificador.
6) Não
oferecer alimentos ultra processados para as crianças (ex.:
refrigerantes, refrescos, salgadinhos tipo chips, bebida láctea,
achocolatado, chocolates, hambúrguer, biscoitos e bolachas recheadas,
maionese, margarina.
7) Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família (sem excesso de gordura, sal e temperos).
8) Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família.
9) Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição.
10) Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família.
11) Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa.
12) Proteger
a criança da publicidade de alimentos. As propagandas de alimentos
industrializados servem, na maioria das vezes, apenas para vender
produtos e não para informar se o seu consumo frequente causará danos à
saúde dos seus filhos.
A
nutricionista, a coordenadora de alimentação escolar, as merendeiras, a
direção e todos os demais profissionais de educação do CMEI estão à
disposição para tirar dúvidas a respeito da alimentação escolar que seus
filhos estarão recebendo durante o período que estiverem no CMEI.
Estela Holz – Nutricionista CRN 3699
8ª. Região Responsável Técnica pelo PNAE de Medianeira