sexta-feira, 29 de outubro de 2021

                                                   Apresentação do jardim II


dramatização e a representação na educação infantil é muito importante, isso porque possibilita a compreensão dos conteúdos, além de promover a socialização, aumento da criatividade, memorização entre conceitos significativos na construção do conhecimento.

 

A essência do brinquedo é a criação de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção visual, ou seja, entre situações no pensamento e situações reais. Essas relações irão permear toda a atividade lúdica da criança e serão também importantes indicadores do desenvolvimento do cognitivo, influenciando sua forma de encarar o mundo e suas ações futuras.




 

 

Brincar é uma importante forma de comunicação, por meio da brincadeira a criança pode reproduzir o seu cotidiano.

O ato de brincar possibilita que o processo de aprendizagem da criança se desenvolva de forma prazerosa, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o ensino e a aprendizagem.



sexta-feira, 3 de setembro de 2021

 


 

APRENDIZAGEM E PANDEMIA

 

Ø  A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é reconhecida como independente em relação aos anos subsequentes e tem por objetivo proporcionar vivências e experiências significativas na vida das crianças. Sua finalidade é o desenvolvimento integral da criança, alicerçado em práticas que a conceba como protagonista dos seus processos de desenvolvimento e aprendizagem. Trabalho este que acontece a partir da BNCC (campos de experiências), do Currículo, do plano de ensino com conteúdos e objetivos que visam promover o ensino e a aprendizagem significativa pelo qual norteamos nosso trabalho na educação infantil.

Ø   A família é responsável pelo processo de amadurecimento psíquico e proporciona uma sustentação necessária à formação humana.

                                                fotos enviadas pelos pais




segunda-feira, 26 de abril de 2021

 

     A Escola é:


Uma  instituição que tem como objetivo transmitir o conhecimento sistematizado ao longo do processo histórico para discentes (alunos), visando formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo.


EQUIPE PROFISSIONAL 2021: 








quinta-feira, 1 de abril de 2021

A ESCOLA TEM UM PAPEL SOCIAL QUE VAI MUITO ALÉM DO ENSINAR, É POR ISSO QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA É ESSENCIAL, SOBRETUDO EM TEMPO DE PANDEMIA.

SABEMOS QUE A ESCOLA E A FAMÍLIA DESEMPENHAM UM PAPEL DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO SOCIAL DA CRIANÇA E SÃO RESPONSAVÉIS PELA CONSTRUÇÃO DA PESSOA HUMANA EM VÁRIOS ÂMBITOS. NESSE CONTEXTO É PRIMORDIAL A CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA NA REALIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES/BRINCADEIRAS ENVIADAS PARA CASA NAS ATIVIDADES REMOTAS. 


                                                                                   



                                                                             









Que a alegria da páscoa invada seu coração e daqueles que você ama, irradiando luz para iluminar o mundo. Amor para que tudo ao nosso redor fique mais bonito e mais fácil. Saúde para sua família e para este mundo. Que o Espírito do renascimento caia sobre nós e nos renove por dentro, nos tornando pessoas melhores, mais iluminadas e cheias de amor.

                                FELIZ PÁSCOA

                          CMEI MUNDO MÁGICO 2021




quarta-feira, 24 de março de 2021

SEMANA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA

SEMANA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA


A teoria é vista não somente como necessária para refletir sobre novas possibilidades de acesso ao conhecimento, mas também como instrumento para analisar a própria prática. Sem uma formação teórica constante e consistente, fica difícil compreender as questões que norteiam a vida escolar. A formação continuada deve ter a escola como espaço de reflexão, permitindo, assim, articular melhor as condições de trabalho e tempo dos professores É no cotidiano da escola que propostas de mudança devem ser levantadas, discutidas e concretizadas, garantindo um grupo formativo que promova a tomada de consciência para a construção da escola democrática (SAVIANI, 2000).

 

 

MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI

 

 SENHORES PAIS E RESPONSÁVEIS DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO CD/FNDE Nº 06/2020 TEREMOS ALGUMAS MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO SERVIDA EM NOSSO CMEI.       

A alimentação tem papel fundamental em todas as etapas da vida, especialmente nos primeiros anos de vida, que são decisivos para o crescimento e desenvolvimento, para a formação de hábitos e para a manutenção da saúde.

Seguem abaixo os 12 passos para alimentação saudável para crianças pequenas. Estes cuidados e muitos outros serão seguidos dentro do CMEI enquanto seu filho está na escola, porém é muito importante que a família dê continuidade a eles em casa também.

       1)      Amamentar até 2 anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até 6 meses.

2)      Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno a partir dos 6 meses (procure orientações nas consultas mensais do seu bebê no posto de saúde mais próximo de sua casa)

3)      Oferecer água própria para consumo à criança em vez de sucos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

4)      Oferecer a comida amassada quando a criança começar a comer outros alimentos além do leite. Não bater no liquidificador.

5)      Não oferecer açúcar nas preparações ou produtos que contenham açúcar para as crianças pequenas.

              6)      Não oferecer alimentos ultra processados para as crianças (ex.: refrigerantes, refrescos, salgadinhos tipo chips, bebida láctea, achocolatado, chocolates, hambúrguer, biscoitos e bolachas recheadas, maionese, margarina.

             7)      Cozinhar a mesma comida para a criança e para a família (sem excesso de gordura, sal e temperos).

             8)      Zelar para que a hora da alimentação da criança seja um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto junto da família.

             9)      Prestar atenção aos sinais de fome e saciedade da criança e conversar com ela durante a refeição.

   10)    Cuidar da higiene em todas as etapas da alimentação da criança e da família.

   11)    Oferecer à criança alimentação adequada e saudável também fora de casa.

           12)  Proteger a criança da publicidade de alimentos. As propagandas de alimentos industrializados servem, na maioria das vezes, apenas para vender produtos e não para informar se o seu consumo frequente causará danos à saúde dos seus filhos.

    A nutricionista, a coordenadora de alimentação escolar, as merendeiras, a direção e todos os demais profissionais de educação do CMEI estão à disposição para tirar dúvidas a respeito da alimentação escolar que seus filhos estarão recebendo durante o período que estiverem no CMEI.



                                                                                         Estela Holz – Nutricionista CRN 3699

                                                                      8ª.  Região Responsável Técnica pelo PNAE de Medianeira